Pesquisar no site

Contactos

Freguesia de Carvalhais e Candal

Carvalhais
3660-061

Telefone: (+351) 232 799 438
Telemóvel: (+351) 912 721 831

carvalhais.candal@gmail.com

História

"Carvalhais, freguesia do Concelho de S. Pedro do Sul, aparece-nos pelo Nascente, na margem direita do Rio Sul, daí cresce, estende-se e alarga-se no vasto e chão terreno do sopé da Arada e, por fim, subindo a vertente desta serra, vai terminar a Norte e Poente, mais ou menos, na linha divisória das águas do Vouga do Douro, onde tem princípio uma das mais ridentes e belas regiões de Portugal, o decantado e verdejante Lafões."
in "Carvalhais - Elementos para o estudo da freguesia" -1963- M. Correia Tavares
 
O topónimo Carvalhais tem origem nas densas matas de carvalhos que em tempos idos, aí terão existido. Pensa-se que todas, ou quase todas, as povoações da freguesia, terão existido anteriormente à nacionalidade, isto porque muitos documentos anteriores ao séc. XII e XIII nos falam destas terras.
A avaliar pela sua área, ± de 30 Km2, é uma das mais extensas e povoadas freguesias do concelho.
Carvalhais constitui uma amálgama de povos e tradições ancestrais que dominaram toda a região de Lafões. O Dr. Amorim Girão, no seu livro “ Antiguidades Pré-históricas de Lafões”, revela a existência de uma Anta e duas Mamoas nos limites desta freguesia. Por outro lado, para justificar a colonização romana existe, ainda, o Castro da Cárcoda.
Demograficamente, e segundo o I.N.E., esta é uma das poucas freguesias do concelho onde se registou um aumento real da população com 1666 e 1685 habitantes em 1981 e 1991, respectivamente.

Registam-se, ainda, edificações importantes na sede paroquial como igrejas e casas paroquiais construídas em meados do século XVIII que constituem um importante testemunho patrimonial no núcleo central da freguesia. Tem como principais monumentos o Castro da Cárcoda, já anteriormente referido, a capela da Quinta das Roçadas, Igreja, cemitério e residência paroquial em Carvalhais, casa solarenga em Mourel, portal setecentista, casa Sá e Mello Amaral.
Santiago é o padroeiro da Freguesia de Carvalhais.