Pesquisar no site

Contactos

Freguesia de Carvalhais e Candal

Carvalhais
3660-061

Telefone: (+351) 232 799 438
Telemóvel: (+351) 912 721 831

carvalhais.candal@gmail.com

Capelas

A freguesia tem espalhadas pelos povoados 3 capelas -  a de Nª Srª das Chãs, em Sá, a  de Nª Srª dos Passos (junto à igreja matriz) e a de Nª Srª da Conceição em Ribas.

Capela de Nª Srª das Chãs

Nestas destaca-se a de Nª Srª das Chãs por ser a mais antiga, e a mais devota ao culto. Refira-se que existe missa na capela todos os domingos, às 09.30h

Depois da igreja é a capela de N.ª Senhora das Chãs o lugar onde, nesta freguesia, se pratica mais intensamente o Cu1to. Contribui para esse facto a sua situação geográfica, a devoção que os crentes têm pela imagem de Nª Senhora das Chãs, a sua antiguidade e irmandade e a sua festividade religiosa, que se realiza a 15 de Agosto.

 Não se sabe muito bem a data exacta em que o povo de Sá, que ainda hoje tanto orgulho sente em cuidar e embelezar a ermida, ali a ergueu e abriu ao culto.

 O pároco, em 1758 informava que «tem Irmandade e fica, fora do povoado, perto do lugar de Sá e sua fábrica pertence ao povo.»

 Mas já o autor do livro Santuário Mariano, em 1716 lhe dedicava umas páginas informando que:

 “Esta casa da Senhora ainda que não parece muito antiga, a Imagem da Senhora, que nela é venerada, o parece. O que é certo que nenhum dos velhos mais antigos se lem­bra da sua fundação, nem sabe dizer nada da sua anti­guidade. . .

…O motivo que tiveram (para a sua construção) dizem, fora por lhes ficar a Paróquia muito distante...”

Devia ter sido aquela reconstrução que lhe introduziu o pequeno, mas bem trabalhado, altar em estilo barroco do século XVII, que, no século XIX, aquando doutra ampliação foi, por velhinho e carunchoso, substituído pelo actual e tirado do seu lugar de a1tar-mor.

Esse velhinho altar (que se vê na foto ao lado), cujas colunas torcidas têm, como tema de ornamentação, uvas e parras encontra-se na sacristia. Sobre ele está um quadro antigo representando a Santa Face.

Na sacristia existe ainda um antigo móvel, no qual se guarda um velho missal de 1570.

 

Capela Nª Sª das Chãs

Itens: 1 - 5 de 5

Capela de Nº Senhor dos Passos

A capela do Sr. dos Passos fica situada no topo norte do adro. Se olharmos o seu frontespício, podemos verificar que esta foi mandada edificar por D. Bárbara Luiza Pereira - em 1875, sendo assim podemos concluir que a capela tem cerca de 127 anos.

D. Bárbara Pereira era sobrinha e nora do Conselheiro Manuel Pereira, das Barbas e terá vivido e enriquecido em Macau. Esta senhora deu o dinheiro para a obra, sendo a construção dirigida e executada pelo Padre António de Sousa Pinto.

A capela tal como está hoje (com coro, sacristia e altar ) é quase a mesma de 1875. Contudo em 1884 e 1888 foi ampliado e reconstruído o altar mor, bem como a sacristia, como se pode verificar nos livros da irmandade. A sua fábrica pertence ao povo. Na capela festeja-se Nosso Senhor dos Passos, todos os anos, no Domingo da Paixão, por mordomia eleita anualmente.

Capela de Nª Sª de Fátima

Segundo apuramos junto da Sra. "Mariazinha" de Ribas (Maria José Martins), era sonho do seu tio o Cónego Dr. Martins, que existisse uma capela no lugar de Ribas. O sonho foi realizado, a planta da pequena capela foi realizada e oferecida pelo Engenheiro Guilherme Ferreira Almeida.

A capela foi construída recorrendo essencialmente aos donativos dos "filhos de Ribas", que colaboraram nos donativos e no próprio trabalho braçal. 

Refira-se que a capela foi inaugurada com missa celebrada pelo Sr. Padre Barros, no dia 07/06/1970 (portanto é uma capela ainda com poucos anos)

As missas na capela realizam-se quando há intenções e, por norma, no Natal e ano Novo.